O formato da edição agradou à direção de teledramaturgia da emissora, e é utilizado em larga escala pela novela juvenil. Assim como nas páginas de gibis, as principais cenas de "Rebelde" são dividida em várias imagens de uma mesma ação, vista por ângulos diferentes. "Foi uma brincadeira que funcionou. Na mesma cena, divida em quadros, aparece quem está falando, quem está ouvindo e a reação de todos os envolvidos naquela sequência", explica Ivan. O trabalho na pós-produção garante agilidade aos acontecimentos do folhetim. No entanto, o caminho até este resultado não é tão simples, já que as cenas precisam ser repetidas para que todos os atores envolvidos tenham suas feições e falas devidamente captadas.

Com a participação de 20 figurantes e dos personagens principais da trama, a cena em que a vilã Pilar, de Rayana Carvalho, é repreendida por Jonas, de Floriano Peixoto, seu pai e diretor do Colégio Elite Way – onde a novela é ambientada –, teve de ser ensaiada várias vezes até que todos os atores conseguissem estar no foco das câmaras no momento exato. Na cena, prevista para ir ao ar no dia 25 de julho, os alunos estão tomando café na cantina da escola. Até que Guto, de Marcos Ferian, aparece. Isso desperta a ira dos rebeldes Tomás, de Chay Suede, Pedro, de Micael Borges, e Diego, de Arthur Aguiar. "O Guto foi vítima de uma armação da Pilar, que fez com que ele parecesse o culpado pela quase expulsão de uma aluna do colégio", conta Marcos.
Depois de ouvirem a explicação de Guto, os estudantes ficam aflitos com a chegada da malvada ao refeitório. Sem cerimônia, Pilar solta o veneno contra a órfã Márcia, de Carla Díaz, que agora se tornou amiga dos Rebeldes. "Ela é mimada e faz maldades de forma natural", ressalta Rayana Carvalho, intérprete da vilã, que não se importa em ter de repetir sua extensa fala cinco vezes, para que a reação de cada participante da tomada seja gravada. A fofoca de Pilar é freiada pela reação raivosa de Roberta, de Lua Blanco, que se irrita com as provocações que Pilar faz à Márcia. "Elas já tiveram muitos atritos. Mas dessa vez a Pilar é flagrada pelo Jonas", afirma Lua. Preparando-se para entrar na cena, Floriano é vítima de uma brincadeira do diretor. "Por qual porta do cenário você quer entrar? Um ator que deu vida à Sarita tem o direito de escolher", dispara Ivan, referindo-se ao personagem interpretado por Floriano em "Explode Coração", de 1995. "A que for melhor para o enquadramento da câmara", responde o ator, aos risos.

Com a marcação feita, é hora de Ivan Zettel ir para a "switcher", a sala de controle onde o diretor pode escolher e verificar a qualidade das imagens e do áudio das cenas que estão sendo produzidas. Quem fica no cenário da cantina dando as coordenadas aos atores e ouvindo os comandos de Ivan é o assistente de estúdio Rogério Zipfel. "Tenho de me dividir. No mesmo fone eu consigo me comunicar com o diretor, continuísta, editor, áudio. Todos falando quase ao mesmo tempo e pedindo prioridade", gaba-se Rogério, em tom de brincadeira. O bom humor da equipe técnica, se repete no elenco e produz um clima de descontração entre os mais de 150 profissionais envolvidos na gravação das cena.
"Rebelde" – Record – Segunda a sexta, às 20:30 h.



Fonte:Site Tribuna Hoje
0 comentários:
Postar um comentário